Postagem em destaque

Palestra em comemoração ao Bicentenário do Primeiro Poder Constituinte do Brasil Independente

 Escola Estadual Alcebíades Calháo - Cuiabá  MT BICENTENÁRIO DO PRIMEIRO PODER CONSTITUINTE DO BRASIL INDEPENDENTE   CONSTITUINTE DE 1823 E ...

Ascendência Portuguesa

Ascendência Portuguesa do Barão de Ayuruoca
Cerca de 8 km de Louzada, entre dois pequenos montes, “Choqueiro” e “Pena Vesteira”, havia uma terra muito fértil, cortada pelo Rio Barrosas, afluente do Rio Vizela. Essa terra começou a ser habitada e cultivada por gente muito religiosa, que cuidou logo de construir uma Igreja dedicada a Santa Eulália, nascida em 290 e falecida em 304, aos 14 anos, sacrificada pelo Pretor local, cumprindo os éditos do Imperador Maximiano. Foi açoitada, derramaram em suas chagas cal viva e chumbo derretido, morrendo invocando o nome de Jesus. A Igreja Católica celebra sua festa no dia 12 de fevereiro.

Atualmente dista 3 km da Estação da Estrada de Ferro de Vizela, tem serviço de correio e escola primária. É uma freguesia essencialmente agrícola, produzindo milho, feijão, centeio, vinho verde e azeite. Em teares manuais é produzido pano de linho, foi sede do Conselho de Barrosas, extinto em 1852, aí, o casal Pedro Gonçalves e Isabel Gouvêa, teve uma filha, Catarina Gonçalves, nascida em 1610 e falecida em 25/05/1671, que veio a se casar com Antonio Ribeiro, Senhor da Quinta Rielho e por outro lado, Agostinho Leite, Senhor da Casa de Sistro, na mesma localidade, casado com Maria Gomes, teve uma filha, Francisca Leite, que veio a se casar em 06/06/1688 com Manoel Ribeiro, nascido em 24/09/1651, filho de Antonio Ribeiro.

Francisco Leite Ribeiro, filho de Manoel Ribeiro e de Francisca Leite, casou-se com Isabel Ferreira, continuando na Quinta Rielho, enquanto seu irmão Antonio Leite Ribeiro, ao iniciar o século XVII, fascinado pelo espírito de aventura e pelas notícias do descobrimento de ouro no Brasil, partiu para o novo mundo, cheio de esperanças de se enriquecer rapidamente, dirigindo-se para São João del Rei.

Antonio Leite Ribeiro conseguiu um certo valor pecuniário, e em 1719 arrematava em Praça Pública, em São João del Rei, o Ofício de Aferidor de Marcas e Balanças, por duzentas oitavas de ouro.

Influenciados pela aventura do tio Antonio Leite Ribeiro, Manoel Leite Ribeiro, José Leite Ribeiro e João Leite Ribeiro, filhos de Francisco Leite Ribeiro e Isabel Ferreira, aproximadamente em 1739, também vieram para o Brasil e foram se instalar na região de São João del Rei.

Manoel Leite Ribeiro, o mais velho, faleceu em São João del Rei, em 1773.

João Leite Ribeiro, nascido em 15/12/1728, falecido em Barrosas, Portugal, em 02/09/1789, casou-se com Ana Rita Pinheiro, nascida em Barrosas, Portugal em 06/06/1724, falecida em Barrosas em 31/03/1804. Dedicou-se à agricultura, tendo obtido sesmaria em 1783, Livro 234, Fls. 21v, Revista Arquivo Público Mineiro, Ano V; deixou descendência.

José Leite Ribeiro, o meu 6º ancestral, era o mais ambicioso, passando a minerar ouro no Rio das Mortes e estabeleceu-se com a Fazenda Palmital do Rio Preto, com lavoura de cana, cereais e criação de gado. Reunindo dinheiro, foi adquirindo escravos e ampliando a mineração. Em 1750 associou-se ao Capitão Francisco José Teixeira, até 1787, quando este se afastou por doença, vindo a falecer em 1788. José Leite Ribeiro associou-se ao filho, Manoel Ferreira Leite e depois ao Tenente Joaquim do Rego Barros, irmão da sogra de sua filha Maria Custódia de Assunção Leite Ribeiro, até 1801, quando José Leite Ribeiro faleceu, por coincidência, ano de falecimento de seu filho, Domingos Ferreira Leite, estudante, aos 18 anos no Rio de Janeiro.

José Leite Ribeiro, em 1764, já com dinheiro e o título de Sargento-Mór, casou-se com Escolástica Maria de Jesus Morais, pertencente a família de grande nobreza, descendente dos Reis Espanhóis, mas sem dinheiro. Com o casamento com José Leite Ribeiro, juntou à sua nobreza, a opulência do marido, que por sua vez, realizou seu sonho completo, ou seja, tornar-se rico e nobre.

O casal muito religioso, contribuiu generosamente para a construção da histórica Igreja de São Francisco de Assis, de São João del Rei, e se encontram enterrados no interior da Igreja.

O ouro se escasseou de tal modo que seus filhos não puderam continuar a atividade mineral, mas não dormiram em cima da vitória do pai, partiram decididos para a lavoura, transformando-se em desbravadores do nosso interior, abrindo picadas, implantando fazendas e dando origem ao nascimento de cidades, como Barra Mansa.

O Dr. Afonso d’Estragnolle Taunay, filho de Dona Cristina Teixeira Leite, Viscondessa de Taunay, em sua obra “História do Café no Brasil”, assim se expressa:

“O grande promotor desse êxodo de família foi o futuro Barão de Aiuruoca, de cuja atuação, como propagandista da lavoura de café, já largamente falei em meus subsídios para a História do café no Brasil Colonial. Primeiro esteve no vale do Turvo, em terras de Barra Mansa, com o irmão Manoel. Passou-se depois à Piraí e Vassouras, com seus jovens sobrinhos José Eugênio e Francisco José Teixeira Leite, filhos de sua irmã Francisca, futura Baronesa de Itambé. Freqüentou depois Valença, onde se afazendaram seus irmãos Floriano e Anastácio, este em Conservatória. Ele próprio, o Barão de Aiuruoca, se estabeleceu em Mar de Espanha, tendo ao lado o irmão Francisco Leite Ribeiro e em lugar que não sabemos localizar, o outro irmão, Antonio Leite Ribeiro, minerador de ouro em sua fazenda na Freguesia de Santana das Lavras do Funil.

Atrás desses “Leite Ribeiro”, vieram numerosos primos-irmãos, como os Azevedo, que se estabeleceram sobretudo no vale do Rio Preto, em Santa Isabel, Porto das Flores, Santa Tereza de Valença, ou em Minas Gerais, no Vale do Paraibuna.

Incentivaram o Plantio do Café e se tornaram os Barões do café, suporte financeiro do Segundo Império e da Guerra do Paraguai. Foram assim, o alicerce e sustentáculo da grande Nação brasileira em seu nascimento, povoando-a e enriquecendo-a com o trabalho e a nobreza de seus sentimentos. Foram homens que ilustram bem a estirpe de homens de caráter íntegro, de solidariedade e assistência aos necessitados que os levaram a perder a opulência material alcançada pelos seus ancestrais, mas lhes granjearam amizade, estima, amor, gratidão e respeito. É, portanto, uma descendência que hoje, se não é rica de bens materiais, sobra-lhe, contudo, tradição de honradez, patriotismo e principalmente amor ao próximo. Sua fé religiosa é outro traço marcante de sua personalidade, não sendo por acaso que lhe há na família vários Santos canonizados pela Igreja Católica”.

Os “Leite Ribeiro”, procederam das terras do município de Aiuruoca e vieram residir nas terras que hoje pertencem aos municípios de Resende e Barra Mansa, e aí prosperaram com a fundação de lavouras de café, os quais à custa da exuberância das terras, concorreram para o desenvolvimento urbano da cidade de Barra Mansa.

Esta é uma família mineira que imigrou e se fez em terras fluminenses, concorrendo para o desenvolvimento da economia rural e aumento da população da rica e prestigiosa Província do Rio de Janeiro, que nos meados do século XIX até os fins da década 1870-1880, foi sem dúvida, a entidade político-administrativa do Império de real valor na política, na economia rural e na representação notável que lhe davam seus filhos.

                                        Por José Silvio Leite Jácome

1 - PAULO ANDRÉ DIAS JÁCOME – nascido em Niterói, RJ,    14/06/1977, no Hospital Santa Cruz, Beneficência Portuguesa; ex-Professor do Colégio dos Santos Anjos, do Colégio de Aplicação da Universidade Severino Sombra e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Engenheiro Eletricista; Mestre em Modelagem Computacional. Doutor e Pós-Doutor. Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense.

Casado com

MARIANE DE PAULA GOMES - nascida em Niterói, RJ, 22/12/1981.

Pais de:

1.1 - PEDRO GOMES JÁCOME - Vassouras, RJ, 06/12/1999, nascido em Vassouras, RJ, em 06/12/1999, no Hospital Eufrásia Teixeira Leite, nome da benfeitora de Vassouras, sua ancestral colateral em 6º grau, que deixou de herança, dinheiro para a construção do referido hospital.

2 - THAYS BEATRIZ DIAS JÁCOME TAMPELINI – Professora e Pedagoga - nascida em Niterói, RJ, 07/05/1979, no Hospital Santa Cruz, Beneficência Portuguesa.

Casada com 

FÁBIO RANDAL TAMPELINI – Médico Anestesista – 2º Tenente Médico R/2 do Exército Brasileiro - nascido em Maringá, PR, 25/09/1975.

Pais de:



 2.1 - LUCAS JÁCOME TAMPELINI - nascido em Volta Redonda, RJ, 11/05/2001, no Hospital da CSN – Hospital Vita.

2.2 – MATEUS JACOME TAMPELINI – nascido em Marília, SP, em 11 de março de 2005 – Hospital UNIMAR.

2.3 – DAVI JACOME TAMPELINI – nascido em Cuiabá, MT, em 26 de dezembro de 2009 – Hospital Femina.

3 - SYLVIO DIAS JÁCOME, nascido em Niterói, RJ, 12/07/1982, no Hospital Santa Cruz, Beneficência Portuguesa.

                   

Filhos de:

JOSÉ SILVIO LEITE JÁCOME – nascido no Rio de Janeiro, RJ, 01/01/1951 e de HELOISA MARIA DIAS JÁCOME (solteira = HELOISA MARIA GOMES DUTRA DIAS) – nascida em Paraíba do Sul, RJ, em 27/11/1954. Professora, Graduada em Pedagogia, licenciatura plena, habilitação em administração escolar pela UNIPLI (Centro Universitário Plínio Leite), Niterói, RJ. Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO, RJ. Mestre em História Social e Política, pela USS, Universidade Severino Sombra, Vassouras, RJ. Diretora do Departamento de Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Niterói, RJ (1989/1992); Membro fundador do Conselho Municipal da Infância e Adolescência da Cidade de Niterói, RJ (1990/1992); Membro da Comissão de Reforma da Lei Orgânica da cidade de Niterói, RJ (1990)1992); Professora Titular na cadeira de Sociologia Geral e Jurídica da Faculdade de Direito de Valença, desde 1997; Professora Titular Jr., do Curso de Direito da Faculdade Santa Marta, São Lourenço, MG. Professora Titular Jr., nas cadeiras de Sociologia Geral e Sociologia da Educação do Curso de Pedagogia da Faculdade Santa Marta, São Lourenço, MG, Professora Titular Jr. Na cadeira de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Turismo e Hotelaria da Faculdade Santa Marta, São Lourenço, MG (2000/2002). Professora assistente nas cadeiras de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito e professora assistente nas cadeiras de Metodologia da Pesquisa do curso de Serviço Social, do UniFOA (2003). Realizou pesquisas na área histórico-social sobre os temas: A era Vargas, A história dos Partidos Políticos Brasileiros, A Educação Brasileira na época da Ditadura. As Elites e a Sociedade. O Início do Federalismo Brasileiro. Planejamento Participativo, suas Metas Didáticas. Sete considerações sobre Corporeidade. Participou do Congresso Universitário de Direitos Humanos na Academia de Polícia D. João VI, no Rio de Janeiro. Da Semana da Educação, na Academia Militar de Agulhas Negras. Participou como Palestrante do Fórum sobre o Menor Carente – ABRAPIA - Niterói, RJ. Palestrante do Encontro de Estudantes Internacionais, Niterói, RJ. Palestrante da Semana do Direito da Faculdade Santa Marta. Proferiu palestra sobre a ALCA no Centro Educacional Santa Marta.

Publicou os seguintes artigos na Revista Interdisciplinar de Direito da FDV: Direitos Fundamentais – Um breve Estudo; Interpretação e Construção da Constituição; O Ensino Superior e a Realidade Brasileira. Publicou o seguinte artigo na Revista Visão e Ação da Faculdade Santa Marta, São Lourenço, MG: Drogas. O que fazer?



4 – JOSÉ SILVIO LEITE JÁCOME – nascido no Rio de Janeiro, RJ, em 01/01/1951.  Aluno do Colégio Pedro II. Graduado em Direito, pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ; Pós-Graduado em Educação - Planejamento e Técnicas de Ensino - pela UNIGRANRIO, RJ; Pós-Graduado em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá; Concluiu os créditos no Mestrado – História Social e Política, faltando defender a dissertação. Realizou pesquisas nas áreas do Direito do Estado e em História Político-Social sobre os temas: “A Revolta da Armada”, “Revolução Federalista”,  “Governo Deodoro da Fonseca”, “Governo Floriano Peixoto” e os demais acontecimentos na Primeira República Brasileira, a “República de Getúlio Vargas”, a efêmera democracia de 1946, a “Revolução de 31 de março de 1964”, a última Constituinte, a “Constituição de 1988”, “Formas e Sistemas de Governos”, incluindo o Brasil no seu período Imperial e Republicano e “A Decisiva Influência da Teoria Geral do Direito no Direito Positivo Brasileiro”. Participou do I Congresso Universitário de Direitos Humanos na Academia de Polícia Militar D. João VI, no Rio de Janeiro e da Semana da Educação, na Academia Militar das Agulhas Negras, com palestras sobre temas ligados ao Ensino Superior no País, realizada no auditório da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ. Proferiu palestra sobre o Brasil Império: Forma e Sistema de Governo no Colégio Grafite, em Niterói, RJ. No auditório do CER - Centro de Especialização e Recompletamento, hoje CQPS, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, proferiu palestras sobre Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos e Garantias Individuais, Direitos Humanos e Direito Constitucional. Ministrou curso de Extensão sobre o tema: A Formação do Estado Brasileiro – As Constituições Brasileiras (1824-1988), na Universidade Severino Sombra. Possui os títulos de Cidadão Vassourense; Instrutor Especial do CER, hoje CQPS – Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Medalha General Plínio Pitaluga conferido pelo Comando do Exército.

Publicou os seguintes artigos: na Revista Visão e Ação da Faculdade Santa Marta, São Lourenço, MG: Brasil: A Reforma Necessária. Na Revista Interdisciplinar de Direito da FDV, publicou os seguintes artigos: Cláusulas Pétreas e Formas e Sistemas de Governo. Na Revista Única, da Cidade de Niterói, RJ, foram publicados os seguintes artigos: O Brasil de hoje: Previdência, um buraco sem fim, 15 de novembro: O que você comemora nessa data?, O Vexame, O Brasil na contramão da história, Brasil, o País Sui Generis, As promessas jamais serão cumpridas, O momento atual que vivemos no Brasil, Revisão Constitucional, o grande engodo, A volta dos Institutos, a salvação da Previdência, Congresso Nacional, a hora da mudança.   

          ex-Conselheiro do Guarani F.C., Campinas, SP, 1970/1971; ex-Conselheiro do América Football Club, 1975 a 1987; ex-Diretor dos Departamentos de Secretaria, Histórico e Basquetebol do AFC; ex-representante do América Football Club na cidade de Vassouras, RJ; Fundador do Círculo Monárquico D. Pedro II, em Niterói, em 1982 e seu 1º Presidente. Fundador e 1º Presidente do Instituto Cultural Barão de Ayuruoca. 



Foto histórica: Inauguração do Estádio do América Football Club em 29 de junho de 1952, em que José Silvio Leite Jácome, sobrinho do então  Presidente, inaugura esta Estádio chutando a bola da marca do penalti até o gol. Vemos ao fundo o então Presidente do Clube, o Dr. Plínio Ribeiro Baptista Leite, sua esposa, D. Margarida Waldmann Leite, sua irmã Beatriz Leite Jácome e de terno branco, o Patrono do Clube, Dr. Antonio Gomes Avellar. Foi um grande dia, não só para os americanos, como para a família LEITE, pois este Estádio foi inaugurado depois de perseverança sem limites do então Presidente. 

Filho de:

BEATRIZ LEITE JÁCOME (BEATRIZ RIBEIRO BAPTISTA LEITE) – Professora do Colégio Sylvio Leite, Funcionária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – (nascida no Rio de Janeiro, RJ, 14/08/1914 – falecida no Rio de Janeiro, RJ, 05/06/1997)

e de

ANDRÉ FERNANDES SILVA JÁCOME – Aluno do Colégio D. Pedro II; Bacharel em Direito, pela Faculdade Nacional de Direito; Especialista em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Segurança Nacional pelo DASP; Funcionário de carreira do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, Professor do DASP, Diretor do Departamento de Administração da Comissão Federal de Abastecimento e Preços – COFAP - depois SUNAB, Chefe da Seção de Controle da Divisão Aerodesportiva da Diretoria de Aeronáutica Civil; Diretor do Departamento Aerodesportivo do Departamento de Aviação Civil; Chefe da Seção de Previsão Orçamentária da Divisão do Orçamento do Departamento de Administração do Ministério da Justiça e Negócios Interiores; Chefe da Divisão de Controle do Departamento de Fiscalização da Comissão Federal de Abastecimento e Preços; Chefe da Divisão do Orçamento do Departamento de Administração da Comissão Federal de Abastecimento e Preços; Assessor-Técnico da Presidência da Comissão Federal de Abastecimento e Preços; Assessor-Técnico ( Vice-diretor ) do Diretor do Departamento de Administração da Comissão Federal de Abastecimento e Preços; Chefe da Divisão do Pessoal do Departamento de Administração da Comissão Federal de Abastecimento e Preços; Assistente-Técnico (Vice-diretor ), da Seção de Segurança Nacional do Ministério da Justiça e Negócios Interiores; representante do Ministério da Justiça e Negócios Interiores junto à Escola Superior de Guerra – nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13/12/1913, faleceu em Niterói, RJ, em 10/11/1983.



5 – BEATRIZ LEITE JÁCOME - (BEATRIZ RIBEIRO BAPTISTA LEITE) – Aluna do Colégio Sylvio Leite; Professora do Colégio Sylvio Leite; Funcionária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por onde se aposentou – nascida no Rio de Janeiro, RJ, em 14/08/1914, falecida no Rio de Janeiro, RJ, em 05/06/1997.

Filha de:

SYLVIO ANTUNES BAPTISTA LEITE – Professor, Diretor do Colégio Sylvio Leite – nascido em Sapucaia, MG, em 05/06/1880 – falecido no Rio de Janeiro, RJ, em 18/11/1968.

E de



NYDIA RIBEIRO BAPTISTA LEITE – (NYDIA DOS SANTOS BARATA RIBEIRO) – Professora – nascida no Rio de Janeiro, RJ, em 05/06/1882 – falecida no Rio de Janeiro, RJ, em 31/10/1950.

6 – SYLVIO ANTUNES BAPTISTA LEITE – Professor, Diretor do Colégio Sylvio Leite – nascido em Sapucaia, MG, em 05/06/1880 e falecido no Rio de Janeiro, RJ, em 18/11/1968, casado em 1ª núpcias com NYDIA DOS SANTOS BARATA RIBEIRO, nascida no Rio de Janeiro, RJ, em 05/06/1882 e falecida no Rio de Janeiro, RJ, em 31/10/1950; Tiveram 7 filhos; Casou em 2ª núpcias com MARGARIDA RAPOSO LEITE, nascida em, falecida em, nascendo desse casamento a Odontóloga SYLVIA RAPOSO LEITE, nascida em 1925, falecida em 2001.



Filhos do 1º casamento – NYDIA DOS SANTOS BARATA RIBEIRO:

6.1 – PLÍNIO RIBEIRO BAPTISTA LEITE – nascido em 22/04/1904, falecido em 11/04/1981, casado com MARGARIDA WALDMANN LEITE, nascida NO Rio de Janeiro, RJ, em 29/06/1910, falecida em 24/07/1996. Médico, Professor, Diretor e fundador do Colégio Plínio Leite, hoje(2003) Centro Universitário Plínio Leite; Chefe da Delegação Brasileira às Olimpíadas de Berlim em 1936; Presidente, 1952/1953 e Grande Benemérito do América Football Club, localizado no Rio de Janeiro, RJ.

6.2 – HOMERO RIBEIRO BAPTISTA LEITE – Gerente da Empresa de seu irmão, Péricles Ribeiro Baptista Leite; nascido no Rio de Janeiro, RJ, em 24 de novembro de 1906 e falecido em 17 de janeiro de 1964; casado em primeiras núpcias com a Sra. MORITA DE ALMEIDA LEITE e em segundas núpcias com a Sra. NEUSA DA CUNHA LEITE, nascida NO Rio de Janeiro, RJ, em 31/07/1921.

6.3 – ARISTOTELES RIBEIRO BAPTISTA LEITE – Advogado, Professor de História e de Geografia, torcedor do América Football Club, e seu sócio nº 201; Deixou como herança, o seu título de sócio proprietário do referido Clube, para a sua irmã, Beatriz Leite Jácome. Com o falecimento de Dona Beatriz Leite Jácome, este título passou para seu neto, Paulo André Dias Jácome, filho de José Silvio Leite Jácome. Nasceu em 1910, falecido em 1972, casado com a Sra. NAIR BAPTISTA LEITE, sem filhos.

6.4 – PÉRICLES RIBEIRO BAPTISTA LEITE – Advogado, Professor, Diretor do Colégio Americano, existente na 1ª metade do século XX, em Santa Teresa, bairro da Cidade do Rio de Janeiro, RJ; Empresário cinematográfico; nascido no Rio de Janeiro em 30/09/1908, falecido em, casado com a Sra. CONCEIÇÃO LADEIRA LEITE, nascida em 08/12/1912.

6.5 – HELOÍSA RIBEIRO BAPTISTA LEITE (casada = Heloísa Rodrigues Campello), nascida no Rio de Janeiro, RJ, em 01/03/1913, registrada em 19/03/1913, casada com FERNANDO RODRIGUES CAMPELLO, nascido no Rio de Janeiro, RJ, em 10/11/1916.

6.6 – BEATRIZ RIBEIRO BAPTISTA LEITE (casada = Beatriz Leite Jácome), nascida em 19/08/1914, registrada em 19/02/1915 e falecida em 05/06/1997, casada com ANDRÉ FERNANDES SILVA JÁCOME, nascido em 13/12/1913 e falecido em 10/11/1983.

6.7 – CLOTILDE RIBEIRO BAPTISTA LEITE (casada = Clotilde Ribeiro Leite dos Santos), nascida em 27 de março de 1916 e falecida em 04 de dezembro de 2003, casada com JOSÉ RAYMUNDO DOS SANTOS, nascido em 27 de setembro de 1902, falecido em 1986.

Filha do 2º casamento – MARGARIDA RAPOSO LEITE

6.8 – SYLVIA RAPOSO LEITE (casada = Sylvia Leite Barroso) – Odontóloga da Marinha de Guerra, nascida em 1925, falecida em 18 de setembro de 2001; sem filhos.



Filho de:

JOSÉ ANTUNES BAPTISTA LEITE – Fazendeiro

MARIA THEREZA TEIXEIRA LEITE – Fazendeira

7 – MARIA THEREZA TEIXEIRA LEITE (casada = Maria Thereza Baptista Leite) – Fazendeira, casada com JOSÉ ANTUNES BAPTISTA LEITE. Casamento ocorrido em 23 de janeiro de 1868.

Pais de :

7.1 – Ernestina Baptista Leite, casada com Joaquim Cursino de Andrade.

7.2 – Adelaide Baptista Leite, solteira.

7.3 – João Baptista Leite.

7.4 – Fernando Baptista Leite, casado com Maria Consuelo Baptista Leite.

7.5 – Sylvio Antunes Baptista Leite, casado com Nydia dos Santos Barata Ribeiro.

7.6 – Escolástica Baptista Leite, casada com Zotico Baptista Leite.

7.7 – Maria Baptista Leite, solteira.

 

Filha de:

ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA LEITE – Fazendeiro, casado com ANA JOAQUINA TEIXEIRA (LEITE) – Fazendeira.



8– ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA LEITE – Fazendeiro, casado com ANA JOAQUINA TEIXEIRA LEITE. Trisavós de José Silvio Leite Jacome.

Pais de:

8.1 – Maria Teresa Teixeira Leite, casada com José Antunes Baptista Leite, bisavós de José Silvio Leite Jacome.

8.2 – Antonio de Pádua Teixeira Leite, casado com Ana Teixeira Machado.

8.3 – Felicidade Perpétua Teixeira Leite, casada com Teófilo Leite da Silva.

8.4 – Noemia Emiliana Teixeira Leite, casada com Antonio Eugênio Teixeira da Costa.

8.5 – Francisco Leite, casado com Brígida Braga.

Filho de:

CUSTÓDIO FERREIRA LEITE – BARÃO DE AYURUOCA, nascido em São João D’el Rei, MG, em 03/12/1782 e faleceu na fazenda Louriçal em 17/11/1859; Em 1959, os seus restos mortais foram transferidos para o cemitério de Mar de Espanha, MG - Bacharel em Direito, Fazendeiro, Capitão-mor, Major e Coronel da Guarda Nacional; por Decreto de 14 de maio de 1855, recebeu do Imperador D. Pedro II, o título de Barão de Ayuruoca, pelo seu desprendimento em prol do desenvolvimento do Vale do Paraíba, construindo estradas, escolas, templos e monumentos; Comendador da Ordem de Cristo em 14/03/1855. Tanto o Imperador D. Pedro I, como seu filho, D. Pedro II, o distinguiam com uma particular amizade. Fixou-se com a família, criados e escravos nas margens do Rio Paraíba, tendo plantado café. Para facilitar a independência administrativa, doou não somente os terrenos em que deveria ser erigida a Vila de Barra Mansa, como também reservou grandes áreas, nas proximidades destinadas a serem oferecidas gratuitamente aos colonos que nelas desejassem se fixar e assim, em 03/10/1832, foi criado o município de Barra Mansa, o qual fundou com seu irmão JOAQUIM LEITE RIBEIRO; construiu as Catedrais de Barra Mansa, Areal, Conservatória, Valença, Sapucaia, Mar de Espanha e Vassouras; Deputado Provincial de Minas Gerais; Possuía a Comenda da Imperial Ordem de Cristo; casou-se em 26 de outubro de 1811 com a Sra. TEREZA MARIA de MAGALHÃES VELOSO, MINHA TETRAVÓ, com a qual teve 3 filhos, José Custódio, Francisco Galdino e ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA LEITE, TRISAVÔ de José Silvio Leite Jacome. O Barão de Ayuruoca está enterrado em Mar de Espanha. Casado com TEREZA MARIA ROSA DE MAGALHÃES VELOSO (FEREIRA LEITE), BARONESA DE AYURUOCA, filha do CORONEL HENRIQUE LOUZADA DE MAGALHÃES e de MARIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO VELOSO.

9 – CUSTÓDIO FERREIRA LEITE – BARÃO DE AYURUOCA - nascido em São João D’el Rei, MG, em 03/12/1782 e faleceu na fazenda Louriçal em 17/11/1859; Em 1959, os seus restos mortais foram transferidos para o cemitério de Mar de Espanha, MG - Bacharel em Direito, Fazendeiro, Capitão-mor, Major e Coronel da Guarda Nacional; por Decreto de 14 de maio de 1855, recebeu do Imperador D. Pedro II, o título de Barão de Aiuruoca, pelo seu desprendimento em prol do desenvolvimento do Vale do Paraíba, construindo estradas, escolas, templos e monumentos; fundou Barra Mansa; construiu as Catedrais de Barra Mansa, Areal, Conservatória, Valença, Sapucaia, Mar de Espanha e Vassouras; Deputado Provincial de Minas Gerais; Possuía a Comenda da Imperial Ordem de Cristo; casou-se em 26 de outubro de 1811 com a Sra. TERESA MARIA ROSA DE MAGALHÃES VELOSO (FERREIRA LEITE), filha de HENRIQUE LOUZADA DE MAGALHÃES e de MARIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO VELOSO, com a qual teve 3 filhos, José Custódio, Francisco Galdino e ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA LEITE, trisavô de José Silvio Leite Jacome.

Filho de:

JOSÉ LEITE RIBEIRO – (nascido em MG, 01/07/1723 – falecido em São João D’el Rei, MG, 04/10/1801) – Grande minerador de ouro no Rio das Mortes e fazendeiro. Casou em 09/01/1764 com a Sra. Escolástica Maria de Jesus Morais, que deu aos Leite, a partir desse casamento, descendência direta das Casas Reais Espanholas de Leão, Navarra, Castela, Astúrias e dos Reis Visigodos da Espanha. E de

 

ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS MORAIS (LEITE RIBEIRO) – (nascida em São João D’el Rei, MG, 22/12/1745 – falecida em São João D’el Rei, MG, 25/06/1823) – descendente direta das Casas Reais Espanholas de Leão, Navarra, Castela, Astúrias e dos Reis Visigodos da Espanha.

Obs: O casal está enterrado dentro da Igreja de São Francisco de Assis em São João del Rei. Tiveram 14 filhos, que se espalharam pelo Vale do Paraíba, formando os troncos de diversas famílias, que são os Baptista Leite, Teixeira Leite, Cerqueira Leite, Leite Pinto, Ferreira Leite, Aquino Leite, Paula Leite, Araújo Leite, Leite de Barros, Leite de Magalhães Pinto, Leite Guimarães e muitos outros, ou seja, este casal é o responsável por todos os sobrenomes “LEITE” que podem ser ENCONTRADOS predominantemente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.



10 – JOSÉ LEITE RIBEIRO, fazendeiro e proprietário da Fazenda Palmital, na freguesia de Aiuruoca, termo da Vila de São João D’el Rei, comarca do Rio das Mortes; Sargento-mor. Nasceu em Braga, Portugal, 01/07/1723 e faleceu em São João D’el Rei, MG, 04/10/1801, grande minerador de ouro no Rio das Mortes e fazendeiro. Casou em 09/01/1764 com a Sra. ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS MORAIS (LEITE RIBEIRO) – nascida em São João D’el Rei, MG, em 22/12/1745 e falecida em São João D’el Rei em 25/06/1823, que deu aos “Leite”, a partir desse casamento, descendência direta das Casas Reais Espanholas de Leão, Navarra, Castela, Astúrias e dos Reis Visigodos da Espanha e da Nação dos Guaianases, através de sua descendência de Silva Leme, o Cacique Tibiriçá.

Relação dos 14 filhos de José Leite Ribeiro e de Escolástica Maria de Jesus Morais Leite Ribeiro:

10.1 - José Leite Ribeiro, nasceu em 02/12/1764 na sua Fazenda Patrimônio, Freguesia de Aiuruoca, MG, casou em 05/03/1783 com Leonor Felizarda de Barros, faleceu em 20/06/1783 na Fazenda Patrimônio.

10.2 - Capitão Manoel Ferreira Leite, nasceu em 1766 e faleceu por volta de 1821. Casou em 21/05/1792 com Josefa Monteiro de Sousa, irmã de Francisco José Teixeira, Barão de Itambé.

10.3 - Ana Maria Leite Ribeiro, nasceu em 1768, faleceu por volta de 1811. Casou em 05/07/1781 com o português José Maria da Silva.

10.4 - Padre João Ferreira Leite, nasceu em 14/07/1769, faleceu em 12/06/1840, Cavaleiro da Ordem de Cristo.

10.5 - Sargento-Mor (Capitão-mor) Joaquim Leite Ribeiro, nasceu em São João D’el Rei, s/data, batizado na capela Madre de Deus em 27/12/1772 e faleceu no Rio de Janeiro em 17/03/1809. Casou na Capela de Nossa Senhora do Turvo, Aiuruoca MG, em 04/02/1798 com Jacinta Maria de Almeida, que nasceu em 1774 e faleceu em 18/09/1846. Fundou Barra Mansa junto com seu irmão, Custódio Ferreira Leite, Barão de Aiuruoca. A principal rua de Barra Mansa tem o nome de seu filho, Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, um dos grandes administradores de Barra Mansa, que foi agraciado em 23 de dezembro de 1887 com o título de Barão Ribeiro de Almeida, que nobremente recusou. Era casado com Maria Francisca de Almeida – Av. Joaquim Leite, em Barra Mansa.

10.6 - Capitão Antonio Leite Ribeiro, nasceu em São João del Rei 1773, faleceu 16/05/1848 na Fazenda Ribeirão Fundo, São João del Rei, onde minerava ouro. Casou em 08/05/1797 com Bernardina Constança de Barros.

10.7 - Maria Custódia Assunção Leite Ribeiro, nasceu em São João D’el Rei em 1776, faleceu em 1820. Casou em 15/06/1794 com o então Alferes Francisco Pinto de Magalhães (nascido em 28/09/1765 – falecido em 09/05/1820). Filho de Bento Pinto de Magalhães que nasceu na freguesia de São Salvador de Moure, Braga, Portugal, e faleceu em São João del Rei, MG, em 23/03/1766 e de Maria do Rosário Achioli de Albuquerque; Neto Paterno de Bento Pinto e Senhorinha Ribeiro; Neto Materno do então Sargento-mor Francisco do Rego Barros e Arcângela Furquim da Luz.

10.8 - Capitão de Ordenanças Francisco Leite Ribeiro (n. 13/08/1780, f. em Barbacena em 16/05/1844); casou em 1ª núpcias com Tereza Angélica de Jesus Vidal em 04/02/1809 e em 2ª núpcias com Francisca Caetano de Oliveira, falecida em 06/09/1840. Em 19/10/1842 foi elevado a Comendador da Ordem Imperial da Rosa pelos relevantes serviços prestados na pacificação do levante de 1842, em Minas Gerais.

10.9 - Francisca Bernardina do Sacramento Leite Ribeiro (n. São João D’el Rei, MG, 04/06/1781, f. Vassouras, RJ, 06/09/1864; casou em São João D’el Rei 13/07/1802 com Francisco José Teixeira (n. 06/09/1780 – f. 22/03/1866), Barão de Itambé, filho do então Capitão Francisco José Teixeira (f. 12/09/1788) e de Ana Josefa de Souza (f. 23/01/1808).

10.10 - CUSTÓDIO FERREIRA LEITE, Barão de Aiuruoca, (nasceu em São João D’el Rei, MG, 03/12/1782, faleceu na fazenda Louriçal em 17/11/1859; Em 1959, os seus restos mortais foram transferidos para o cemitério de Mar de Espanha, MG), Capitão-mor, Major e Coronel da Guarda Nacional, Comendador da Ordem de Cristo em 14/03/1855. Tanto o Imperador D. Pedro I, como seu filho, D. Pedro II, o distinguiam com uma particular amizade. Fixou-se com a família, criados e escravos nas margens do Rio Paraíba, tendo plantado café. Para facilitar a independência administrativa, doou não somente os terrenos em que deveria ser erigida a Vila de Barra Mansa, como também reservou grandes áreas, nas proximidades destinadas a serem oferecidas gratuitamente aos colonos que nelas desejassem se fixar e assim, em 03/10/1832, foi criado o município de Barra Mansa, fundado por ele e por seu irmão, Joaquim Leite Ribeiro. Casou com TERESA MARIA ROSA DE MAGALHÃES VELOSO (falecida em 1868), em 26 de outubro de 1811 e tiveram 3 filhos, José Custódio, Francisco Galdino e ANTONIO DE PÁDUA.

10.11 - Domingos Ferreira Leite (n. 10/04/1783 e faleceu ainda estudante no Rio de Janeiro em 1801).

10.12 - Teresa Leite Ribeiro, nascida em 11/08/1784 e faleceu recém-nascida.

10.13 - Comendador e então Capitão Anastácio Leite Ribeiro, nascido em 15/08/1787, obtendo em 1818 sesmaria na Província de Minas Gerais (Livro 379, fls. 75, Arq. Público Mineiro, Ano V); casou em 01/03/1813 com a irmã de seu cunhado, o Barão de Itambé.

10.14 - Capitão (então) Floriano Leite Ribeiro, nasceu em São João del Rei, MG, em 01/03/1790, faleceu em Conservatória, distrito de Marques de Valença (pai de Francisco Leite Ribeiro, Marques de Valença) em 03/05/1871; casou-se com Ana Josefa de Souza Rios, falecida em 1842; Filha do Guarda-mor Manoel da Costa Rios e de Ana Esméria Teixeira de Souza, nascida em 1776, e falecida em 1842, irmã do Barão de Itambé, cunhado de Custódio Ferreira Leite.

Filho de:

FRANCISCO LEITE RIBEIRO, nasceu em Barrosas de Santa Eulália, Conselho de Lousada, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal. E de

ISABEL FERREIRA (LEITE RIBEIRO), nascida em Barrosas de Santa Eulália, Conselho de Lousada, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal.

       

11 – FRANCISCO LEITE RIBEIRO, nasceu em Barrosas de Santa Eulália, Conselho de Lousada, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal. (s/data de nascimento e falecimento), casado com ISABEL FERREIRA (LEITE RIBEIRO), nascida em Barrosas de Santa Eulália, Conselho de Lousada, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal, meus 7º ancestrais.

Pais de: 

11.1 – Manoel Leite Ribeiro, faleceu em São João D’el Rei em 1773, o mais velho.

11.2 – José Leite Ribeiro, nasceu em Braga, Portugal, 01/07/1723 e faleceu em São João D’el Rei, MG, 04/10/1801, grande minerador de ouro no Rio das Mortes e fazendeiro. Casou em 09/01/1764 com a Sra. ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS MORAIS (LEITE RIBEIRO) – nascida em São João del Rei, MG, em 22/12/1745 e falecida em São João del Rei em 25/06/1823, que deu aos “Leite”, a partir desse casamento, descendência direta das Casas Reais Espanholas de Leão, Navarra, Castela, Astúrias e dos Reis Visigodos da Espanha. Estão enterrados na Igreja de São Francisco de Assis, em São João D’el Rei, para a qual contribuíram financeiramente em sua construção.

11.3 – João Leite Ribeiro, nasceu em Barrosas, Portugal em 15/12/1728, falecendo na mesma cidade em 02/09/1789; casou-se com Ana Rita Pinheiro, nascida em Barrosas, Portugal, em 06/06/1724, falecida na mesma cidade em 31/03/1804; dedicou-se à agricultura, obtendo sesmaria em 1783, Livro 234, Fls. 21v – Ver. Arq. Público Mineiro, ano V; deixou descendência.

Filho de:

FRANCISCA LEITE, nascida em Barrosas, Portugal, casou em 06/06/1688 com MANOEL RIBEIRO, nascido em Barrosas, Portugal, em 24/09/1651, meus 8º ancestrais, filho de ANTONIO RIBEIRO e de CATARINA GONÇALVES, nascida em Barrosas, Portugal, em 1610 e faleceu na mesma cidade em 25/05/1671, meus 9º ancestrais; Catarina Gonçalves é filha de PEDRO GONÇALVES e de ISABEL GOUVÊA, nascidos em Barrosas, Portugal, meus 10º ancestrais.

12 - FRANCISCA LEITE, nascida em Barrosas, Portugal, casou em 06/06/1688 com MANOEL RIBEIRO, nascido em Barrosas, Portugal, em 24/09/1651, filho de ANTONIO RIBEIRO e de CATARINA GONÇALVES, nascida em Barrosas, Portugal, em 1610 e faleceu na mesma cidade em 25/05/1671; Catarina Gonçalves é filha de PEDRO GONÇALVES e de ISABEL GOUVÊA, nascidos em Barrosas, Portugal.

Filha de:

13 – AGOSTINHO LEITE, nascido em Barrosas, Portugal, Senhor da Quinta de Rielho, e de MARIA GOMES, nascida em Barrosas, Portugal.

OBS: Infelizmente a partir dos meus 9º e 10º ancestrais “LEITE” não possuo informações, que só poderão ser obtidas em Barrosas, Portugal, nas imediações onde está localizada a Igreja de Santa Eulália.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *